segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Moda na URSS: Revistas Femininas de Moda - 1ª Parte


Fonte da foto: http://ussrlife.blogspot.ru/2013/08/blog-post_30.html

Já ouvi estereótipos de todos os tipos a respeito da URSS. Um deles é o de que o pessoal por lá, principalmente as mulheres, se vestia mal e, a exemplo das imagens que mostravam da China naquela época, de uniformes azuis ou alguma coisa do gênero.

  Nada mais falso: os soviéticos eram elegantes e possuíam sua moda própria e é sobre isto que o post de hoje vai tratar, ressaltando, conforme artigo publicado pela Gazeta Russa, que
"Costuma-se acreditar que, após a Revolução Russa, não havia tempo para se pensar em moda no país. Em meio ao mais cruel terror, à fome e à guerra, como alguém poderia falar de moda? Por mais estranho que seja, no entanto, os anos 1920 foram uma das épocas em que a moda esteve mais presente na história soviética."

Existia uma moda soviética, existiam revistas femininas de moda e as mulheres do país eram tão lindas e elegantes como o são as russas de hoje. Claro que sem o luxo desnecessário de grifes caríssimas, como a gente vê por aqui: muitas vezes a mulher ocidental  se priva do que é realmente necessário, para se dar ao luxo de uma destas grifes.

A moda da URSS  surgiu e caminhou, com suas peculiaridades, por trilhas próprias.Seus criadores eram profissionais de talento e que sobreviveram aos anos do grande terror, não sem receber as 'correções' e 'orientações' do partido e consistia do trabalho artesanal dos antigos alfaiates e costureiras, associado às novas ideias de artistas do então nascente país.

De acordo com o site "https://otvet.mail.ru/question/18513258", tem-se que:


"A moda consistia da habilidade de alfaiates do século passado e das ideias inovadoras de jovens artistas do país dos sovietes; de modelos de roupas criados por especialistas  formados nas universidades soviéticas; de roupas produzidas em  massa pelas inúmeras fábricas de vestuário; das revistas de moda soviéticas; das revistas de moda das repúblicas socialistas irmãs, de entrada legal no país; de edições burguesas do ocidente, que chegavam na URSS vindas ilegalmente do outro lado da"Cortina de Ferro", de relatos de pessoas que viajavam para o exterior, de cópia feita por costureiros locais de roupas trazidas "de lá" e do cinema estrangeiro".
Sobre como era esta moda, com direito a fotos e tudo, durante as várias épocas da URSS, trataremos no próximo post. Vamos ficar, neste, especificamente, com as revistas de moda editadas na extinta União. 

Em que ano surgiu a primeira revista do gênero por lá? 

 De 1917 a 1928 surgiram os principais gêneros de imprensa feminina na União Soviética. Nessa época, o Comitê Central do Partido Comunista começa a usar os periódicos  para  a realização de suas metas; sendo assim, o trabalho destas publicações femininas se adequava a regulamentos do Partido, cujas atividades neste período estavam concentradas na promoção dos ideais do comunismo e na atração das mulheres  à participação do processo produtivo. Os autores de revistas tornaram-se funcionários do partido, "rabkor"("trabalhadores correspondentes") e "sel'kor" (correspondentes). 

Nas publicações passam a estar presentes seções de educação política, de economia rural, produção industrial , seções das repúblicas orientais e do exterior, bem como seção de literatura. As categorias "Economia Doméstica",  "Pedagogia" e "Medicina''
 passaram a ocupar não mais do que duas páginas.
 (Revista para Mulheres
Fonte:http://ussrlife.blogspot.ru

A primeira revista  profissional, orientada para  proprietários de ateliês e oficinas de costura de roupas, designers e estilistas individuais foi "Ateliê", surgida em 1923 e existe até hoje. (acesse aqui o primeiro número e outros números desta revista).


Muitos devem estar achando estranha a referência feita a estilistas individuais, mas vivia-se tempos da NEP - Nova Política Econômica, promovida por Lenin.

Nos anos seguintes, há uma grande mudança no que concerne aos modelos utilizados nas revistas de moda quando, no lugar das mulheres sensuais, com brilhantes lábios pintados e olhos grandes da década de 20, passa-se a adotar o tipo "operário-camponesa": uma mulher mais robusta, com traços faciais mais fortes,  marcantes e expressão mais velada.
  
Em 1928 surge a revista "A Arte de Vestir-se", com modelos de M.Orlova, N.Orchanska,O.Anissimova e E.Yakunina.
Infelizmente, não encontrei um número desta revista para disponibilizar no blog.
Em 1929 sai uma nova revista: "Chveinaia Promychlennost'", literalmente "Indústria de Confecção", que tratava do problema da produção industrial em massa de roupas. Era o início da etapa de industrialização do país. Abriram-se escolas técnicas de confecção, escolas fabris, faculdades de confecção, todas visando treinar especialistas na área.

Outras revistas importantes desta época, até a seguinte são:

- Modeli  (Modelos):



 - "Mody Sezona" (Moda da Estação)




 - "Modnyi Jurnal" (Jornal da Moda):

- "Jurnal Mod" (Revista da Moda):

 - Mody (Modas):



- Modely Sezona (Modelos da Estação):




Depois de 1929 a maioria estas revistas deixou de ser editada. Motivo: "insuficiência ideológica". Com isto, paro por aqui, deixando você com algumas imagens da revista "Modeli Sezona". Volto em próximo post com as revistas que surgiram a partir de 1945.

Espero que, com tais posts, ajude a desmistificar um pouco os inúmeros absurdos - frutos da desinformação e da guerra fria - a respeito da Rússia soviética.



(zimnie=frio)

(Pal'to= paletó)
(Cherstyanye = de lã)
 )Plat|ya = vestido)

Até o próximo post...



Fontes: Na elaboração deste post pesquisei o seguinte material:
http://lobgott.livejournal.com/280930.html
http://sinitza.gallery.ru/
http://back-in-ussr.com/

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms