sexta-feira, 29 de julho de 2011

MAIS UM CONTO DE FADAS RUSSO: IVANUSHKA, O BIRUTA

A literatura de tradição oral foi, por séculos, cultivada na Rússia, tendo raízes profundas na vida cultural do país. É uma expressão artística extremamente rica e vasta, não apenas em quantidade mas, também, na qualidade. A arte de contar histórias também foi muito difundida por lá, sendo que até hoje existem exímios contadores de histórias naquele país que, por si só, já é um conto de fadas. Entre os contadores estão pescadores, pessoas do povo e literatos, pessoas cultas, tudo sem distinção.E o mesmo acontece, também, em relação às poesias. É sabido, por exemplo, que o formidável Ivan Goncharov, autor de "Oblamov",
freqüentava reuniões deste gênero em casa de uma família de pintores, poetas e críticos - os Máikov, em São Petersburgo. Em suma, esta tradição abrange diferentes tipos de manifestações e modalidades e se perpetua no tempo, até os nossos dias. Só para citar os "famosos", a casa de Anna Akhmatova- um apartamento antigo na antiga Leningrado e transformado em alojamento coletivo durante os anos soviéticos - nos anos 60 reunia tímidos e valorosos jovens de todas as procedências para ouvir poemas de J.Brodsi. O clima russo, um longo, escuro e gelado inverno, seguido pela explosão primaveril de um tépido sol e de luz e de um verão cálido e rico em faias e horaliças, fez nascer o hábito de reuniões entre pessoas afins, tanto nos magníficos salões às casas de campo da aristocracia, aos apartamentos urbanos e 'dachas' de campo da burguesia, até as estreitas, sufocantes e cheias de humo cozinhas dos alojamentos coletivos da época dos sovietes. Para tais reuniões, os anfitriões preparam comes e bebes apropriados à estação do ano, tudo ao som de música e se bate um bom papo ao redor da mesa, sempre sobre temas mais importantes da existência, da vida e da morte, de política, de filosofia e de arte.Se canta. Se lê: o que cada um está escrevendo. Não é um passatempo imune a perigos, tanto que depois de 1917, a participação em reuniões deste tipo conduziu mutos à cadeia. Goncharov deve ter escrito sua novela "Ninfodora Ivanova" como contributo para uma destas reuniões".
(trecho extraído do prefácio da citada novela, editada pela Ed.Amaranto,Madrid)
Depois desta apresentação, fica o conto de hoje: Ivanushka, o Biruta(1)...

Era uma vez um casal de velhos que tinha três filhos: os dois mais velhos eram normais, mas o terceiro era chamado de Ivanushka, o Biruta.
Os irmãos normais levavam os carneiros para pastar no campo, mas o biruta não fazia absolutamente nada: ficava o dia inteiro de papo pro ar pegando mosca.
Certo dia, a velha senhora preparou alguns bolinhos de centeio e disse ao bobo:
- Aqui estão alguns bolinhos; leve-os para seus irmãos almoçarem.
Encheu um pote com os bolinhos e o filho saiu pesada e desajeitadamente em busca dos irmãos.

Era um dia ensolarado; quando Ivanushka pegou a estrada, viu sua sombra a seu lado e pensou:
-Quem é esse homem? Ele caminha sempre a meu lado e não me deixa por um instante sequer; com certeza quer alguns bolinhos.

Começou a atirar bolinhos para a sua sombra e, um depois do outro, atirou-os todos, mas a sombra continuava andando a seu lado.
- Mas que glutão insaciável, -disse o bobo com raiva, e atirou o pote na sombra, cujos cacos voaram em todas as direções.

Chegou de mãos abanando no local onde estavam seus irmãos. Eles lhe perguntaram:
- O que você veio fazer aqui, seu bobo?
- Vim trazer seu almoço.
- E onde está ele? Passe logo para cá!
- Bom, sabe gente, um estranho me seguiu o caminho todo, até aqui e comeu tudo.
-Que estranho?
- Aqui está ele, até agora ele está aqui do meu lado.

Os irmãos começaram a xingá-lo e a bater nele; depois de bater, disseram-lhe para cuidar dos carneiros e foram eles próprios para casa almoçar.
O biruta pôs-se a cuidar dos carneiros; vendo que estavam espalhados por todo o campo, resolveu junta-los e arrancar-lhes os olhos. Juntou-os num cantinho, arrancou os olhos de todos eles, fez com que se amontoassem formando uma pilha e sentou-se em cima deles, alegre como uma cotovia. Achou que tinha feito uma proeza.
cena do filme Ivanushka
Os irmãos almoçaram e voltaram ao campo.

- seu biruta, que disparate você aprontou aqui? Porque os carneiros estão todos cegos?
- ara que eles precisam de olhos, irmãos? Quando vocês foram embora eles se espalharam por todos os campos e por isso pensei que seria uma boa idéia pega-los, junta-los e arrancar-lhes os olhos. Deu um trabalhão daqueles e me deixou muito cansado.
- Espera aí, que a gente vai mostrar-lhe o que é estar cansado - disseram os irmãos e começaram a esmurrar-lhe com os punhos. O Biruta foi bem recompensado por todo seu trabalho...

Algum tempo se passou, muito ou pouco - não se sabe. Um dia, os velhos pais mandaram Ivanushka à cidade comprar mantimentos para as férias. Ivanushka comprou muitas coisas- uma mesa, colheres, chícaras e sal.
Encheu uma carroça inteira com objetos de todo tipo. Tomou o caminho de casa, mas seu cavalo, ao que parece, não era tão forte para esta carga pesada e caminhava muito lentamente. Ivanushka pensou consigo mesmo:
- Afinal de contas, a mesa tem quatro pernas como o cavalo. Porque não deixa-la ir para casa sozinha? E colocou a mesa na estrada. Continuou andando com a carroça, uma distância longa ou curta - não se sabe, e os corvos faziam círculos à sua volta, grasnando, grasnando.
- Os irmãozinhos devem estar com fome, senão, porque estariam gritando desse jeito? - pensou o biruta e tirou os pratos com mantimentos para servir os corvos.
- Comam, irmãozinhos, vocês são bem vindos, disse ele e continuou lentamente pela estrada, aos sacolejões.
Ivanushka passou por um bosque de árvores novas: ao longo da estrada havia uma fileira de troncos cortados.
- Ah, - pensou ele- os pobrezinhos destes meninos não tem gorros! Desse jeito vão pegar um resfriado- e colocou seus potes e jarras de barro em cima deles.
Depois, Ivanushka chegou a um rio e resolveu dar água a seu cavalo, mas ele se recusou a beber.
-Provavelmente, ele não quer água sem sal - pensou ele e começou a jogar sal no rio. Jogou um saco inteiro de sal e, ainda assim, o cavalo se recusava a beber.
- Porque você não bebe, sua carcaça velha? Joguei um saco inteiro de sal no rio para nada?- e bateu com um pedaço de pau na cabeça do cavalo, que morreu ali mesmo.

Agora, tudo o que restava a Ivanushka era um saco com as colheres, que ele jogou sobre os ombros e pôs-se a andar; mas as colheres começaram a chacoalhar nas suas costas - tratata-tam, tratata-tam, tratata-tam! E ele achou que as colheres estavam dizendo"Ivanushka é tarado" e, por isso, jogou-as ao chão e pulava em cima delas, repetindo: "Isso vai ensinar vocês a me chamarem de tarado! Não se atrevam mais a me xingar, coisas ruins"!

Voltou para casa e disse:
- Comprei tudo o que precisamos, irmãozinhos.
- Obrigado, Biruta, mas onde estão as compras?
- A mesa está vindo, mas parece que está atrasada. Nossos irmãozinhos os corvos estão comendo os mantimentos, que lhes deixei nos pratos. Os potes e as jarras de barro eu pus na cabeça dos meninos que encontrei no bosque. Usei o sal para temperar a água do cavalo e as colheres me xingaram, por isso as joguei fora.
-Corre, seu biruta, vai pegar tudo o que espalhou pela estrada.

Ivanushka foi para o bosque, retirou os potes dos troncos cortados, sovou-os na base e amarrou uma dúzia deles, grandes e pequenos, em uma corda. Quando os trouxe para casa, seus irmãos o espancaram e foram eles mesmos à cidade fazer as compras, deixando-o em casa. Ele escutou e ouviu a cerveja fermentando e fermentando na tina.
-Cerveja, pare de fermentar, não provoque o Biruta!, -disse Ivanushka, mas a cerveja não lhe deu ouvidos e, por isso, ele a derramou todinha da tina, sentou-se dentro dela e ficou andando pela sala cantando musiquinhas para si mesmo.

Quando os irmãos voltaram ficaram completamente fora de si. Pegaram Ivanushka, costuraram-no dentro de um saco e levaram-no até o rio. Puseram o saco na praia(2) e saíram procurando um buraco no gelo. Justo naquele momento aconteceu de um nobre passar numa carruagem puxada por três cavalos cinzas e Ivanushka começou a gritar:
-Fui nomeado governador, para governar e julgar, mas não sei nem governar nem julgar.
- Espera aí, seu idiota - disse o nobre, - eu sei governar e julgar. Saia fora desse saco!
Ivanushka saiu, costurou o nobre lá dentro, entrou em sua carruagem e sumiu de vista.

Os irmãos voltaram, jogaram o saco sob o gelo e ficaram a escutar. Sob a água, só um resmungo.
- Ele deve estar tentando pegar um peixe, - disse um dos irmãos ao outro, - e se puseram a caminho de casa.

Como que saído do nada, surge Ivanushka diante dos irmãos, dirigindo uma tróica e gabando-se:
- Viram os cavalos que consegui? Ainda resta um cavalo cinza, uma verdadeira jóia!
Os irmãos, com inveja, disseram a Ivanushka:
-Costure-nos num saco e jogue-nos rapidamente no buraco. Vamos pegar o cinza.

Ivanushka, o biruta, jogou-os no buraco e foi para casa tomar cerveja, em honra da memória dos irmãos mortos.
Ivanushka tinha um colar, no colar havia um sino e isso é tudo o que eu tinha a contar.
Fonte:
Livro "Contos de Fadas Russos", vol.1 - Ed. Landi

________________________________________________
Notas da Milu:
(1)O título original é Ivanushka Durachok, sendo que esta última palavra significa, em russo, palerma, tolo, bobo. Para ser mais precisa, "tolinho", "bobinho", já que está no diminutivo. Desta forma, a meu ver, o título da tradução não ficou muito adequado, já que biruta, segundo o dicionário Houaiss, se presta melhor para quem tem "comportamento inquieto, variável e amalucado", o que não é o caso do personagem da história, completamente palerma.
(2) Na história original, o saco foi colocado às margens do rio (на берегу) e não na praia, que ficou meio estranho, em se tratando de um rio.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

ÁLBUM P/BAIXAR -O MELHOR DE OLEG MITYAEV - (2 CD's)

Faixas
СD1:

01. Крепитесь, люди, скоро лето!
02. Небесный rалькулятор
03. Непраздничные вещи
04. Красная река
05. С добрым утром, любимая
06. Лето - это маленькая жизнь
07. Вечная история
08. Француженка
09. Давай с тобой поговорим
10. Соседка
11. Неутешительные выводы
12. Пройдёт зима
13. Фрагмент
14. А казалось бы
15. Женщина с планеты Земля
16. Авиатор
17. Дорога
18. Дружок
19. Мама
20. Маршрутка
21. Самая любимая песня
22. Светлое прошлое
23. Как здорово

СD2:
01. Весенняя Москва
02. Питер
03. Травник
04. Принцесса
05. Одноклассница
06. Романтики больше не будет
07. Когда проходят дни запоя
08. Песня для старшей дочери
09. Синее море
10. Западная Сибирь
11. Дым печной
12. Таганай
13. Письмо из Африки
14. Август
15. Ломтик медового месяца
16. Тот день
17. Ночная прогулка
18. Рассветная прелюдия
19. Как славно вечером в избе
20. Колыбельная
21. На перроне разлук
22. Живут такие люди
23. Сахалин
24. В темной комнате

Mityaev não é estranho ao nosso blog: ele aparece sempre com o grupo "Pesni Nachevo Vieka"; apesar disto, ele tem carreira solo e é um brilhante intérprete, músico, compositor, escritor, ator e membro da União dos Escritores Russos. Seu estilo musical é o bardo.Ele é o autor da canção "Kak zdorovo,chto vce my zdes' sevodnya sobralis" ('que bom que estamos todos reunidos aqui,hoje"), espécie de hino do movimento bardo. Ele foi seu primeiro intérprete.(esta canção faz parte do presente álbum e é mostrada no vídeo a seguir).
Mityaev participou de muitos filmes e documentários, sendo um artista super laureado em seu país.
No lançamento de seu último livro


Deixo vocês com mais vídeos de Mityaev, a fim de melhor se decidirem pelo download...
-Faixa 10, disco 1

Antes de encerrar o post, vale a pena mostrar algumas fotos da cidade onde este artista nasceu: Chelyabinsk, nos Urais. Chelyabinsk é um grande polo industrial, importante artéria viária, com muitos parques, museus, universidades, teatros.
Façam a 'viagem' pela terra de Mityaev. Espero que gostem, só assim o trabalho do blogueiro vale a pena!
Cine Teatro "Puchkin"
Estação do Sol - Ferrovia infantil
Museu
E nais:


fontes: www.russhanson.ru (capa) http://xxmuz.ru/ (download)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

NOVAYA VOLNA 2011 - OLEG GAZMANOV /SHOW DE ANIVERSÁRIO


Retorno as postagens do blog com o vídeo do show de aniversário de 60 anos do meu cantor favorito: Oleg Gazmanov, ocorrido em 21 de julho, data em que o blog estava de férias.

Reparem que sua performance física é invejável!Suas músicas ótimas. O CD de 60 anos já está nas lojas russas. O problema é encontrar alguma que venda online...

Agora, um pouco do Gazmanov no tempo: o vídeo a seguir é mais antigo, gravado há uns 15 anos atrás. Oleg muda corte do cabelo, fica grisalho, mas sua alegria não muda nunca. É o mesmo Gazmanov de antes, maravilhoso!

Em 2008, num concerto em Minsk, Bielorrússia:

A seguir, com o grupo vocal feminino "Blestyashshie", há mais ou menos dez anos atrás:

E, agora, uma que adoro: "Brodyaga":

Em 1995:

Um pouco antes da queda da URSS: dezembro de 98, canta a música "Sdelan v SSSR"(Feito na URSS)

Gazmanov:em 2010, com Sofia Rotaru:


Finalizo com este vídeo de um concerto no Kremlin em 2006:


Fico por aqui, com meus votos de feliz aniversário ao Gazmanov!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

FILME PARA BAIXAR: SLUJILI DVA TOVARISHA (LEGENDADO EM INGLÊS)


título em inglês: "There were two comrades in the army"

Aproveitando o "gancho" do post anterior, vai aqui um filme com a participação de Vysotsky.

Enredo:

Rússia Soviética durante a Guerra Civil.
O 61ª Divisão do Exército Vermelho (a dos trabalhadores camponeses) preparava uma ofensiva. em Perekop (Criméia/Ucrânia), quando encontram, como um troféu, um equipamento cinematográfico francês. O estado -maior do Exército Vermelho decide pela utilização do aparato para fazer fotografias aéreas das fortificações inimigas e designam, para a função, o antigo fotógrafo e atual soldado voluntário Andrei Nekrassov que pensa em não aceitar a função, por desconhecer as técnicas de filmagens cinematográficas, mas acaba aceitando, após a insistência do comandante do regimento, vivido por Anatoliy Papanov, e a ameaça feita pelo Estado Maior de que, caso descumprisse a ordem, ele seria lavado frente aos tribunais. Conta com a ajuda de Ivan Karjakinym, um comandante rebaixado para as fileiras e são eles mesmos que dão o título ao filme: "dois camaradas".

Resta dizer, ainda, que os roteiristas utilizaram o filme para a procura de antigos conhecidos em Gulags. Assim, por exemplo, foi a tentativa de encontrar Sasha Brousentsov: usaram seu nome, patronímico e até seu nome de guerra em um dos heróis do filme, justamente o personagem vivido por Vysotsky.

-Também o personagem de Semion Markovitch foi baseado em um episódio real da vida de Semion M. Frid, pai do escritor Valery Semionovitch Frid.

DIREÇÃO:Evgeniy Karelov
ELENCO:
Oleg Yankovski, como Andrei Nekrasov

Rolan Bykov, Ivan Karyakin
Anatoli Papanov , como comandante do regimento
Vladimir Vysotsky, como Alexandr Brusentsov
E ainda: Nikolai Kruchkov, Alla Demidova, Iva Savina, Nikolai Burlyayev, Pyotr Krylov, Rostislav Yankovsky, Roman Tkachuk, Nikolai Parfyonov

BAIXAR O FILME:

Letitbit.net (link único)

Rapidshare.com:

Download | rapidshare.com/f...dva.tovarisha.part1.rar
rapidshare.com/f...dva.tovarisha.part2.rar
rapidshare.com/f...dva.tovarisha.part3.rar
rapidshare.com/f...dva.tovarisha.part4.rar
rapidshare.com/f...dva.tovarisha.part5.rar
rapidshare.com/f...dva.tovarisha.part6.rar
rapidshare.com/f...dva.tovarisha.part7.rar
rapidshare.com/f...dva.tovarisha.part8.rar


LEGENDAS AUI

MAIS LEGENDAS EM VÁRIOS IDIOMAS: AQUI
Algumas cenas do filme:
FONTES:
http://subs.com.ru/
http://best-portal.org/movies/

ÁLBUM PARA BAIXAR: VLADIMIR VYSOTSKY-ÁLBUM DE PLATINA


FAIXAS:

01. Дайте собакам мяса
02. Диалог у телевизора
03. Я любил и женщин и проказы
04. Лекция о международном положении
05. Тот, кто раньше с нею был
06. Очи чёрные. Погоня
07. Письмо к другу, или зарисовки о Париже
08. Милицейский протокол
09. Ленинградская блокада
10. Песенка о слухах
11. Банька по-белому
12. Эй, шофер
13. Рецидивист
14. Мне ребята сказали про такую наколку
15. Поездка в город
16. Так оно и есть
17. Райские яблоки
18. У нас вчера, с позавчера
19. Мой друг уехал в Магадан
20. Тот, который не стрелял
21. Бодайбо
22. Правда, ведь, обидно
23. Вот раньше жизнь


BAIXAR AQUI
FLAC-(image+.cue)
vídeo última faixa:


Os vídeos a seguir não são de músicas do álbum. O último eu amo de paixão:


fonte: http://losslessmusics.org/

sexta-feira, 8 de julho de 2011

FILME PARA BAIXAR: ZOLUSHKA (CINDERELA)-2003

Este filme é um musical russo, que em nada se parece com o clássico homônimo soviético, nem no hollywoodiano "Cinderela". Trata-se de uma alegre história sobre uma bela Cinderela (Zolushka), cuja vida não é nada fácil por causa da ambiciosa madrasta e suas malvadas filhas.Zolushka encontra um príncipe em um baile real, ponto alto do filme, e depois deste encontro sua vida se torna semelhante a um conto de fadas. Além dos personagens principais, o filme apresenta, ainda, interessantes personagens, resultado do trabalho de um talentosao diretos. Com belos cenários, figurinos originais e músicas maravilhosas. Nele atuam as mais brilhantes estrelas dos palcos russo e ucraniano, numa excelente comédia musical.
Ano: 2003
Produção: Rússia e Ucrânia
Gênero: Comédia e romance musical
Direção: Semion Gorov
Compositor: Konstantin Meladze
Idioma: russo (original)
Legendas: em inglês

Elenco:
- Zolushka: Yulia Mavrina
- Nikolai Bascov - Príncipe
-Valeri Leontiev- Rei
-Valeri Meladze
-Larissa Dolina: fada madrinha
- Andrei Danilko (Verka Serdiuchka): a malvada irmã Brunguilda
E mais:
-Lolita Milyavskaya - Madrasta
- Oleg Skripka - trovador
- Vitaliy Linetski - doutor, entre outros
Se você é da galerinha que quer praticar a língua russa, veja o filme online, sem legenda:

Parte 1

parte 2



LINKS PARA BAIXAR O FILME:
Primeira opção aqui

OU BAIXE AQUI
LEGENDA INGLÊS: AQUI

OU AQUI
fontes:
http://moimirvideo.com/
http://subs.com.ru/
http://download3gp.ru/
http://multi-online.ru/

http://www.vfilme.ru

quinta-feira, 7 de julho de 2011

ÁLBUM PARA BAIXAR -PROJETO PESNI NASHEVO VEKA - O MELHOR: COLEÇÃO DE OURO

A regularidade com que venho postando os álbuns deste projeto (ver aqui( já deixa claro minha admiração por ele: fantástico. Vou poupar o amigo do blog de me estender mais a respeito do grupo, já que você pode saber mais a respeito dele lendo as postagens anteriores.So esclareço, para adiantar, que a tradução do nome do projeto é "Canções do Nosso Século" e, por aí, você já pode deduzir que eles cantam o que melhor foi produzido na Rússia no século XX.Deixo vocês com o download e alguns vídeos. Espero que gostem!

FAIXAS:
CD1:
01. Ваше Благородие
02. Надежды Маленький Оркестрик
03. Ночная Дорога
04. Александра
05. Ты У Меня Одна
06. Под Музыку Вивальди
07. Домбайский Вальс
08. Не Бродяги Не Пропойцы
09. Вершина
10. Люди Идут По Свету
11. Атланты
12. Песня Из К-Ф -Белорусский Вокзал
13. На Большом Каретном
14. Хромой Король
15. Весеннее Танго
16. Песня О Собачке Тябе
17. Контрабандисты
18. Давайте Восклицать
19. Мы С Тобой Давно Уже Не Те
20. Я Бы Сказал Тебе Много Хорошего
21. Грузинская Песня
22. Зеленая Карета
23. Фантастика - Романтика
24. Чистые Пруды
25. Над Канадой
26. Не Гляди Назад
27. Городок
28. Возьмемся За Руки, Друзья

CD2:
01. За Туманом
02. На Далекой Амазонке
03. Милая Моя
04. Гренада
05. Брич-Мулла
06. Снег
07. Бригантина
08. Отважный Капитан
09. Песня Полярных Летчиков
10. Рыба-Кит
11. Альма-Матер
12. Охотный Ряд
13. Какой Большой Ветер
14. Черное Море
15. Надя Наденька
16. На Смоленской Дороге
17. Вспомните, Ребята
18. Охота На Волков
19. Дожди
20. Перекаты
21. Губы Окаянные
22. Ну Пожалуйста
23. Вечер Бродит
24. Пароход
25. Псков
26. Мокрый Вальс
27. А Все Кончается
28. До Свиданья, Дорогие
BAIXAR AQUI
fonte:
http://xxmuz.ru/
Vídeo faixa 19

Vídeo faixa 5

vídeo faixa 7

SURGANOVA E ORQUESTRA - LUCHEE. STAR HIT

Há algum tempo atrás postei um álbum deste grupo, que adoro. Hoje posto mais este, uma coletânea com suas melhores canções. Espero que proporcione bons momentos agradáveis ao amigo do blog.
Este grupo russo foi formado em 2003 como resultado da união da força criativa de Svetlana Surganova (até o ano 2002 violinista do grupo "Notchnye Snaypery") e do conjunto musical "Sever Kombo". A líder do grupo é Surganova e é ela quem define o gênero da banda como "VIP-Punk-Decadencia". A base do repertório do grupo é constituída de músicas assinadas pela própria Surganova,bem como como músicas feitas com versos de poetas clássicos, tipo I.Brodski, N.Gumilev, A.Akhamatova,entre outros, incluindo, também, autores contemporâneos. As canções mais conhecidas do grupo são "Murakami", "Korabli","Vesna", "Ti, "Aprelskcaya", constantes deste álbum.

FAIXAS:
01. Белая
02. Корабли
03. Мураками
04. Не тобой болеет сердце
05. Энергетический вампир
06. Ты
07. Февральский ветер
08. Ангел седой
09. Мой взгляд
10. Горе по небу
11. Я теряю тебя
12. Больно
13. Так начинался день
14. Абсолютный сталевар
15. Апрельская
16. Не бойся, милая
17. Далеко
18. Ворон
19. Ты мое дыхание
20. Весна
BAIXAR AQUI
fonte:
http://xxmuz.ru/
Vídeo faixar 3

Faixa 2:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms