sábado, 12 de setembro de 2015

O Realismo Socialista na pintura



Alguns posts passados, falamos sobre a influência do realismo socialista na música soviética. O post de hoje é dedicado a  este estilo nas artes plásticas, mais especificamente na pintura russa, que prevaleceu a partir da vitória da Revolução de 1917, quando os pintores de vanguarda foram considerados inadequados,  até finais do século XX, tendo influenciado, também, a arte de países alinhados à extinta URSS.

Desprezado por vanguardistas ocidentais,este movimento teve nomes significativos, tal como Ilya Repin (tomado pelas autoridades soviéticas, a exemplo de Gorki na literatura, como modelo a ser imitado na pintura), Vasiliy Surikov, Levitan, Nikolai Yaroshenko, Vasily Perov, entre outros(alguns dos quais já postamos no blog) e só perdeu força no dinal do século XX.

título da obra: Lenin e o trabalho voluntário

A maior coleção de obras de arte do período está nos museus moscovitas. No clip de abertura do post, através de um pequeno trecho extraído  de um disco sobre a exposição "Hino ao Trabalho - Arte Soviética da Coleção do Museu Russo"(http://rusmuseum.ru/), pode-se confirmar tal afirmativa: só nesta exposição, foram expostas cerca de 200 obras do Museu Russo, entre pinturas, gravuras e desenhos decorativos, abrangendo trabalhos do período que vai até 1970, todos ligados ao tema "indústria". O multimídia dá uma pálida ideia da atmosfera soviética da época, mostrando vielas, heróis do trabalho e fábricas. Infelizmente, o site fonte só disponibiliza um trecho, pois o CD é destinado à venda.
Mais sobre o tema julgo desnecessário, uma  vez que a internet está repleta de artigos a respeito do assunto. Seguindo o ditado russo, acredito que mais vale olhar uma vez, do que escutar cem...daí, melhor postar gravuras de obras representativas do Realismo Socialista, com as quais encerro o post.

Aleksandr Guerassimov:














Pintor predileto de Stalin. Você pode ver seus trabalhos reunidos neste site: http://www.amgerasimov.ru/galereya/ (basta clicar nas imagens para aumentar seu tamanho).







































Outro artista que me vem à mente, agora, é Victor Tchizhikov(foto a seguir), o criador do Urso Mishka, símbolo dos jogos olímpicos de Moscou. O artista foi um famoso ilustrador de livros infantis.









































Aproveito e deixo aqui, para quem estuda russo, o livrinho "Baba Yaga", um dos clássicos infantis russos, com ilustrações do artista em foco.


Evgueniya  Petrovna Antipova (retrato abaixo):

























































Isaac Brodsky:






















Govril  Gorelov: obra abaixo intitula-se "Lenin e as crianças"



















Aleksandr Deineka:obra a seguir intitulada "Defesa de Sevastopol"












Dmitri Maevski:

















Nikolai Posdnieiev:





































Lev Rusov:





































 Vladimir Ovtchinnikov:

 























Aleksandr Samokhvalov:












































Termino com um quadro de autor desconhecido, pelo menos para mim, mas que tem todas as características e espírito do período, quando se passou a dar oportunidades de trabalho às mulheres, sem discriminações:
















Fontes:
www.museum.ru
www.yandex.ru

Nenhum comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms